PESQUISAR POR LG, SIA OU NOME

Debate: O interior está em risco de desaparecer?


7 maio 2013 – terça-feira – 17h | Auditório da Universidade de Évora (Colégio do Espírito Santo) Entrada gratuita, não é necessária inscrição


Oradores: Gonçalo Ribeiro Telles | Maria Filomena Mendes | Maria João Valente Rosa | Rui Horta | Alexandre Kroner

Moderadora: Fernanda Freitas

Portugal é um país muito diverso. O povoamento do território é uma dessas marcas. Os últimos anos mantiveram a tendência de despovoamento do país rural a favor das áreas urbanas e do litoral. Em contraste com esta tendência antiga, registam-se novos movimentos de população. Enquanto as Áreas Metropolitanas de Lisboa e Porto continuam a acolher jovens em busca de um futuro diferente, há muitos citadinos que tomam a iniciativa de regressar a uma vida diferente, eventualmente mais calma e em contacto com a natureza, mas com a nova tecnologia e os acessos fáceis a esbater distâncias.

Será que o interior está em risco de ficar totalmente despovoado? E será que o despovoamento significa necessariamente abandono? Haverá um interior diverso do que nos mostram as reportagens de rostos envelhecidos e de aldeias vazias? As cidades de pequena e de média dimensão têm futuro? No futuro, a vida nas cidades será diferente? E nos campos?

Em 07.05.2013
17:00 |Auditório do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora

Material de apoio:

http://www.presentenofuturo.pt/encontros/downloads/factos-para-o-debate-evora.pdf


Ver ligação