Comissão preconiza uma ação mais enérgica contra a degradação dos solos


Dois novos relatórios sobre os aspetos políticos e científicos dos solos na Europa apresentados pela Comissão Europeia. Os relatórios sublinham a necessidade de ações destinadas a prevenir a atual deterioração dos solos europeu


Para combater a degradação dos solos, a Comissão prevê apoiar a investigação e monitorização dos mesmos, finalizar diretrizes sobre a impermeabilização dos solos e integrar outras questões relativas aos solos na próxima revisão da Diretiva Avaliação do Impacto Ambiental. A Comissão proporá também que se inclua a contabilização das emissões resultantes do uso dos solos, da reafetação dos solos e da silvicultura (LULUCF) no compromisso da UE para 2020 sobre as alterações climáticas, bem como ações a nível internacional para a promoção de iniciativas relacionadas com os solos.

O relatório científico The state of soil in Europe, publicado pelo Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, em colaboração com a Agência Europeia do Ambiente, fornece uma visão exaustiva do estado atual dos conhecimentos sobre recursos do solo e processos de degradação. O relatório conclui ser necessário promover ações de investigação complementares e melhorar a recolha de dados para aprofundar os conhecimentos e reforçar a sensibilização do público para a importância do solo.


Ver ligação