PESQUISAR POR LG, SIA OU NOME

Bancos de Genes: As Raças Autóctones,e o Genoma do Sobreiro (10 de Fevereiro)


Ponto de encontro: Herdade da Abóbada, Vila Nova de S. Bento; 09h30


Situado na Herdade da Abóboda, o Centro de Experimentação do Baixo Alentejo (CEBA), em Vila Nova de S. Bento, caracteriza, conserva e valoriza os recursos genéticos autóctones, animais e vegetais. Reúne condições ímpares para experimentar, aperfeiçoar e demonstrar tecnologias nos sistemas extensivos de produção agro-pecuária e olivicultura. A histórica herdade acolhe também a única população de sobreiros onde os progenitores de cada árvore são conhecidos, além de se destacarem como produtores de cortiça de boa qualidade.

Objectivo: conhecer o trabalho aqui realizado na conservação das raças bovinas (mertolenga e garvonesa), ovinas (campaniça, merinas preta e branca), caprina (serpentina) e suína (alentejana) e o Banco Português de Germoplasma Animal. 

Em pareceria com o Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL) a Herdade da Abóbada acolhe também a única população de sobreiros onde os progenitores de cada árvore são conhecidos, além de se destacarem enquanto produtores de cortiça de boa qualidade. 

 

COLABORAÇÃO: Centro de Experimentação do Baixo Alentejo;

Centro de Biotecnologia Agrícola e AgroAlimentar do Alentejo | APOIO: Município de Serpa |

GUIAS: Carlos Manuel Varela Bettencourt e Marcos Ramos




Fonte: https://terrassemsombra.pt/