A ACBM
 

A Raça
Mertolenga

Carne
Mertolenga DOP

Documentos e
Ligações

Associados

Bolsa de Animais

Contactos
Gestão sustentável da Casa Agrícola da Herdade do Conqueiro, S.A. distinguida

A Casa Agrícola da Herdade do Conqueiro S.A, situada no concelho de Avis, é a vencedora da segunda edição do prémio de boas práticas de gestão da Iniciativa “Valorização e Sustentabilidade do Sobreiro e da Biodiversidade Associada”.
Lançado com o intuito de distinguir herdades e proprietários florestais pelas melhores práticas na gestão e valorização do montado de sobro e da biodiversidade associada, este prémio de boas práticas de gestão florestal surge na sequência do protocolo celebrado entre a CORTICEIRA AMORIM, a AFN - Autoridade Florestal Nacional, o ICNB - Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, a QUERCUS e a WWF, no âmbito da iniciativa europeia Business & Biodiversity.
O prémio monetário de valor de 5000 euros foi, assim, atribuído à Herdade do Conqueiro, que se distinguiu entre as cinco finalistas pelas boas práticas ao nível da gestão das espécies e do habitat, da manutenção das charcas e linhas de água e respectiva vegetação, das medidas para conservação e aumento da fertilidade do solo e do plano de gestão inovador que adoptou. O conjunto de boas práticas evidenciado permite à Herdade do Conqueiro a articulação harmoniosa entre a exploração da cortiça, a agricultura e a pecuária, com práticas de gestão que favorecem a conservação do ecossistema.
Nesta edição foi ainda atribuída uma menção honrosa à Herdade da Sanguinheira, do concelho de Abrantes, pelas soluções desenvolvidas para o planeamento e ordenamento do montado de sobro, pelas práticas utilizadas na actividade de descortiçamento e pelos critérios e planeamento das infra-estruturas florestais.
Embora a certificação do sistema de gestão não constitua um critério do concurso, tem-se verificado, sem surpresa, que as propriedades que optaram pela certificação do sistema de gestão florestal sustentável FSC tendem a evidenciar melhores práticas na gestão sustentável do sobreiro e da biodiversidade que lhe está associada. Neste sentido, e desde o lançamento desta iniciativa, verifica-se que a totalidade dos prémios de boas práticas atribuídos (Herdade do Conqueiro e Herdade da Machoqueira do Grou em 2009), assim como a menção honrosa, incidem sobre propriedades certificadas, que cumprem os princípios e critérios do FSC para uma gestão florestal responsável.
“É com satisfação que assistimos a um crescente envolvimento e preocupação dos produtores florestais na gestão sustentável das suas propriedades. Acreditamos que esta distinção da Herdade do Conqueiro favorecerá a adopção, por outros produtores florestais, de práticas consideradas exemplares para a Sustentabilidade do Sobreiro e da Biodiversidade associada”, afirma António Rios de Amorim, Presidente da CORTICEIRA AMORIM.

http://www.amorim.com/xms/files/CorticeiraAmorim/Noticias/Anuncio_premio_2011.pdf


Fonte: aicep Portugal Global (28/10/2011)

 


+ info

<-- Voltar
 Copyright © 2011 | ACBM Home | Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit | Última Actualização: 2017-Aug-16