A ACBM
 

A Raça
Mertolenga

Carne
Mertolenga DOP

Documentos e
Ligações

Associados

Bolsa de Animais

Contactos
Sistema de exploração

O bovino da raça Mertolenga é explorado completamente a céu aberto, segundo sistemas que podemos classificar de extensivos sendo uma das raças mais representativa deste tipo de sistemas. Os efectivos reprodutores podem variar entre 5 a 600 vacas com distribuição média entre 70 a 80 vacas.

Dependendo da região, das condições ambientais, dos solos e do início e duração das épocas de pastoreio, assim encontramos mais frequentemente partos de Verão-Outono e de Inverno-Primavera. Existem épocas de cobrição bem marcadas (3 a 6 meses) ou o touro todo o ano na vacada.



Os touros entram na vacada, por norma, cerca de 2 a 3 meses após o início da época de partos.

Os vitelos são normalmente desmamados com cerca de 6-8 meses, sendo ajudados ou não com alimentos concentrados nos últimos 2-3 meses, ajuda essa que a vaca “agradece” e que está dependente da época de partos e do genótipo do vitelo.

A maioria dos criadores alimenta a vacada “à mão” desde o final do Verão até final do Inverno, com alimentos grosseiros (palhas, fenos, silagem e outros sub-produtos) e poucos com rações de manutenção ou até concentrado/cereal.
 Copyright © 2011 | ACBM Home | Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit | Última Actualização: 2017-Oct-17