A ACBM
 

A Raça
Mertolenga

Carne
Mertolenga DOP

Documentos e
Ligações

Associados

Bolsa de Animais

Contactos
Projecto IDEA

O Projecto IDEA constituiu uma experiência de Identificação Electrónica (eID) de animais em larga escala, durante a qual foram identificados na União Europeia (Alemanha, Espanha, França, Holanda, Itália e Portugal) cerca de um milhão de pequenos e grandes ruminantes, a fim de recolher informações que validassem o sistema no que respeita aos aspectos tecnológicos e administrativos de produção, registo e gestão da informação produzida.

Na execução do Projecto IDEA Portugal estiveram envolvidas, entre outros, mais de 750 unidades de produção pecuárias, 651 das quais exploram os animais em regime extensivo tradicional, pertencentes a associados da: ACOS, ACBRA, ACBM e APCRS.

O nível geral de execução do Projecto ultrapassou os 100%, tendo sido identificados um total de 157.818 animais (132.886 ovinos; 18.659 bovinos e 6.273 caprinos).

As perdas de identificadores cifraram-se em termos gerais em apenas 0,13% (ovinos 0,10%; bovinos 0,17% e caprinos 0,72%). As eficiências de leituras, estáticas e dinâmicas, atingiram os 100%.

A recuperação de bolos de animais mortos no campo e matadouro cifraram-se em 85,34% e 99,71% respectivamente.

O controlo da movimentação dos animais (rastreabilidade) foi garantido com o registo de 91.630 movimentações de vários tipos.

Os resultados confirmaram as expectativas criadas, o que representa uma vantagem substancial em comparação com os sistemas de identificação tradicionais.


(Paulo Duque Fonseca, Identificação Electrónica Animal, http://web.me.com/dfonseca)

Mais informação sobre identificação electrónica e o projecto IDEA.
 Copyright © 2011 | ACBM Home | Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit | Última Actualização: 2017-Aug-16