A ACBM
 

A Raça
Mertolenga

Carne
Mertolenga DOP

Documentos e
Ligações

Associados

Bolsa de Animais

Contactos
Testagem de machos

A testagem em estação de machos Mertolengos, destinados a futuros reprodutores, foi uma das acções realizadas deste início na Herdade da Abóbada. Durante cerca de 20 anos esta avaliação de machos permitiu escolher os melhores animais para a capacidade de crescimento levando a uma evolução do ganho médio diário em estação para um valor próximo das 1000 gramas.



O último teste realizado na H. da Abóbada ocorreu em 1998/99 seguindo-se um período em que a ACBM realizou a testagem de machos num sistema extensivo, na H. da Contenda e na H. de Vale de Moura.

Em 2007, com a inauguração do Centro de Testagem da Raça Mertolenga retomou-se a testagem de machos em estação que decorre anualmente. Este centro tem seis parques com capacidade para testar em simultâneo 100 machos.

Objectivos

  • Contribuir para o progresso genético da Raça Mertolenga, através da produção e difusão de reprodutores melhoradores destinados a emparelhamento adequado e de acordo a informação obtida pela avaliação genética dos efectivos do LG.
  • Identificar e eleger os melhores reprodutores, para que sejam dadores de sémen a utilizar no programa de inseminação artificial e para o Banco Português de Germoplasma Animal.
  • Contribuir para o aumento de conhecimento técnico e científico, em parceria com instituições públicas e privadas de investigação através da realização de ensaios ou outras acções nesta área.

 

Admissão e testagem

Os machos a testar são escolhidos em função dos seus valores genéticos para o intervalo entre partos e para a capacidade maternal, do seu desenvolvimento e conformação. A execução dos testes em estação obedece a um protocolo aprovado pela Direcção Geral de Veterinária e de acordo com as normas do International Committe for Animal Recording. Ao entrarem no centro os animais são submetidos a um período de adaptação aos alimentadores individuais, após o qual inicia o teste de performance. Findo o período de testagem os machos aprovados na avaliação técnica são classificados morfológicamente e submetidos a exame andrológico. Apenas os machos aprovados e cujo resultado do exame andrológico seja o de apto, são validados como futuros reprodutores.

Testes realizados

Teste de Performance 2/2011

Teste de Performance 1/2011

Teste de Performance 2/2010
Teste de Performance 1/2010
Teste de Performance 2/2009
Teste de Performance 1/2009
Teste de Performance 2/2008
Teste de Performance 1/2008
Teste de Performance 1/2007

 Copyright © 2011 | ACBM Home | Contactos | Sitemap | Desenvolvido por: Ruralbit | Última Actualização: 2017-Dec-14